Meus blogs

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em construção! A cada dia, mais um pedaço de mim fica pronto para a vida...

domingo, 30 de agosto de 2009

O planejamento do cardápio !


Hoje em dia, mesmo para ocasiões formais, esse item importantíssimo é formado mais pelo bom senso dos anfitriões do que por regras sociais. A escolha dos alimentos que serão oferecidos faz parte do conjunto geral da festa e com ela deve se harmonizar.

A recomendação geral é a de que o cardápio seja elaborado tendo em vista o sabor e a taxtura dos alimentos e o seu colorido na mesa, sem desprezar seu valor alimentar.

Para os iniciantes, a tradicional combinação de uma entrada, um peixe ou uma carne é sempre garantia de sucesso.

Os acompanhamentos também merecem cuidados especiais, pois contribuem para a valorização do prato principal e da própria mesa, não só pelo seu valor alimentar, como pelo sabor e colorido.

Batata, vagem e cenoura são os "curingas" de todo mestre -cuca e vão bem com tudo !

As verduras podem ser usadas´sem medo, pois sempre combinam entre só: uma refrescante salada, um tipo de verdura refogada serão muito bem vindos numa refeição. É claro que neste caso, um toque de cor se faz necessário, mas esse detalhe se resolve acrescentando rodelas de beterraba, cenoura ou tomate à salada.

Por fim, vc deve avaliar o melhor modo de dispor os acompanhamentos á mesa. Quando vão ser servidos com uma carne, em geral são arranjados ao redor da mesma, na própria travessa. Os molhos ficam numa tijelinha ou molheira colocada ao lado do prato com que serão consumidos( a carne, o bolo, a salada, etc)

Ao definir o cardápio de um almoço ou jantar a americana, lembre-se que seus convidados estarão comendo com o prato na mão e, por esse motivo, vc deve servir preferencialmente alimentos que não necessitem do uso da faca.

Nenhum comentário:

Visite minha loja de artesanatos para festas!